Criar um Site Grátis Fantástico







Total de visitas: 14233

PEÇA SABEDORIA A DEUS

PEÇA SABEDORIA A DEUS

Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que lhe pedem; Ele não se ofenderá com isso. 6 Mas, quando lhe perguntarem, estejam certos de que vocês realmente esperam que Ele lhes diga, pois uma mente duvidosa é tão inconstante como uma onda do mar que é empurrada e agitada pelo vento, 7,8 e cada decisão que vocês tomarem assim, será insegura, na medida em que vocês se voltam ora para um lado, ora para o outro. Portanto, se vocês não pedirem com fé, não esperem que o Senhor lhes dê alguma resposta concreta.  

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria,...” (v.5a) - O que é sabedoria? “Sabedoria significa conhecer o melhor fim e os melhores meios de atingi-lo” (O novo comentário da Bíblia, vol. II, p.1389).

 A pergunta aqui é: Como viver bem? Como descobrir o sentido da vida e aproveitá-la ao mesmo tempo em que se agrada a Deus? A sabedoria de Deus torna-se necessária para apontar esses meios e dar direção.

 O autor de Provérbios aconselha o leitor a obter, adquirir e a comprar a sabedoria. Para ele, sabedoria é o mesmo que “entendimento” (Prov. 4.7), “verdade”, “disciplina”, e “discernimento” (Prov. 23.23)

 “... peça-a a Deus” (v. 5b) – Tiago indica a única fonte legítima para obtê-la: Deus. A ausência de sabedoria deve ser motivo de oração. A sabedoria é um presente de Deus que se obtém por uma completa dependência de Deus, expressa na oração.

 O crente que não sabe viver corretamente deve pedir a ajuda de Deus. Ele supre as deficiências do nosso viver. Aqui não deve haver espírito duplo, ou seja, querer em parte os seus próprios métodos e em parte os métodos de Deus.

 A oração é uma das maneiras de alcançar a sabedoria. A outra é a obediência à Palavra de Deus (estudar/aplicar).

  “... que a todos dá livremente, de boa vontade;...” (v. 5c) – É desejo de Deus dar sabedoria aos seu filhos. Por isso Ele a dá incondicional e generosamente, com mão aberta.

 “e lhe será concedida.” (v. 5d) - “A razão pela qual podemos pedir sabedoria, na consciência de que a receberemos, está na bondade de Deus... sua bondade não é algo místico que só provaremos depois da cessação da vida física. Ela funciona aqui e agora. É sua bondade que permite aos crentes encontrarem condições para uma vida madura, exibindo sabedoria no cotidiano” (Tiago, nosso contemporâneo, p. 33).

 “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar,...” (v. 6a) – A exigência para obter sabedoria: Fé. A verdadeira oração exige fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Façamos nossa a oração de Marcos 9.24.

 “sem duvidar” – O Comentário Bíblico Broadman explica que duvidar “não significa questionamento, confusão ou incerteza acerca da coisa por que se deve orar; refere-se à indecisão e aplica-se à pessoa que deseja tanto confiar em Deus quanto andar pelo seu próprio caminho – ela é vacilante (inconstante ou volúvel) e hesitante em face do que sabe que deve fazer” (Broadman, vol. 12, p. 131). Você deve desejar fazer as coisas da maneira de Deus e não à sua própria maneira.

 “... pois aquele que  duvida é semelhante à onda do mar,  levada e agitada pelo vento.” (v. 6b) – A ilustração da onda do mar levada e agitada pelo vento cai como uma luva para enfatizar a pessoa vacilante, hesitante que deseja ao mesmo tempo confiar em Deus e andar pelos seus próprios caminhos, tomando suas decisões baseada em suas próprias concepções da vida. Não sendo sensível à vontade de Deus.

 “Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (v. 7,8) - Tiago diz que esta pessoa dividida não deve nem sonhar em obter resposta às suas orações.

QUERIDOS, QUANDO PEDIREM A DEUS SABEDORIA PEÇA COM FÉ, CRENDO QUE RECEBERA, COMO ACABAMOS DE LER, A ORAÇÃO DAQUELE QUE DUVIDA NÃO É NEM REGISTRADA. PENSE NISSO!